terça-feira, 11 de maio de 2010

Curiosidades: Sobre os Piratas Somalis.

Os piratas somalis que atuam na região do Golfo do Áden, na costa da Somália, têm apoio internacional de outros criminosos, afirma o criminoso pertencente a rede, Ahmed Dahir Suleyman. Ao longo deste ano, os piratas atacaram quase 100 embarcações na região, tendo seqüestrado pelo menos 40, de acordo com a organização internacional marítima.
"Nós temos negociadores, tradutores e rede de agentes em várias áreas. Posso dizer que nós temos colaboradores ao redor do mundo", disse o pirata que atua na baía da cidade de Eyl, área onde os navios seqüestrados são levados.
"Essas pessoas [colaboradores] nos ajudam a negociar os resgates e descobrir o responsável pela operação", disse o pirata. De acordo com investigações de autoridades, o aumento no número de piratas na região é decorrente do crescimento da rede internacional de criminosos formada por expatriados de regiões da África e da América do Norte.
Os colaboradores oferecem equipamentos e informações em troca de uma parcela do valor dos resgates. Com a ajuda da rede, os piratas somalis conseguiram arrecadar pelo menos US$ 30 milhões neste ano. "A atuação dos piratas pelo mundo pode ser considerada uma atividade de negócios", disse Michael Weinstein, um especialista em piratas somalis da Universidade de Purdue, em Indiana.

Fonte: Folha de São Paulo online http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u477698.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário